ED60 - Janeiro de 2014

"Nos sentimos desesperados, sozinhos, imersos em nossos próprios pensamentos, mesmo diante da multidão somos sós. Oh tempo, senhor de nossas vidas, até quando me sentirei assim? Diante de tanta transformação, me sinto sozinha, solitária em meus próprios pensamentos, mas ainda sim, disposta a seguir em frente, e mudar quando preciso" - Pamela Sobrinho

USAR JANEIRO

BUQUÊ SUBULATA
Tiago Henrique - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - thvirtual.com
A FUGA (página 69)

Embaraçados momentos de refugo,
Conversa fiada
Valores escrúpulos

Observo,
Observo,
Observo

Você... Não és justa,
Não és um sonho

Mas foste o fora que me embaraçou
Em momentos cretinos,
Pare!

Veja:
Você não é mais a mesma,
Não és a mesma heroína
E de tudo...
Resta-me apenas o pó

Das poeiras dos móveis
Do cheiro absurdo / delirante
Disfarçadamente... poético
Patético... Explanado
Pairado, Parado...

Por favor,
Vá embora
Antes que eu atire meus olhos n’água.

COLUNA DO VITOR

CUIDADO! ELES PODEM TE ATRASAR
Vitor Melo - www.vitormeloescritor.blogspot.com

Sempre tive uma dedicação especial por plantas e flores. Apesar de serem simples, frágeis e não possuírem um longo período de vida, todas elas apresentam lições para aqueles que aprenderam a arte de contemplar e refletir. Aliás, essa é a arte que poucos aprenderam a praticar, o que a torna uma arte rara nos dias de hoje.

Recentemente, estava cuidando do jardim e aprendi outra grande lição: enquanto as folhas e flores mortas não são descartadas da plantas elas não conseguem gerar novas folhagens e flores. Assim também ocorre com cada ser humano: quando não descartamos os maus sentimentos e hábitos que destroem a emoção e o espírito eles se transformam em paredões invisíveis que nos impedem de seguir em frente.

A Medicina comprova isso! Vários estudos científicos foram realizados e ambos comprovam que guardar ressentimentos, culpar os outros ou alimentar a indefinição estimula o organismo a liberar na corrente sanguínea as mesmas substâncias químicas associadas ao estresse, que prejudicam o corpo. Manter rancor e dúvidas faz mal à saúde. Com tempo, o acúmulo de compostos nocivos gerados por esses sentimentos causam danos ao sistema nervoso, ao coração e diminui a imunidade.

Raciocine: será que vale a pena cultivar esses sentimentos? É preciso seguir a lição das plantas, ou seja, removê-los completamente do coração e da mente. Deus oferece-nos ajuda quando reconhecemos diante Dele que possuímos algum galho seco e que o mesmo tem gerado feridas na alma. Ele não exige que o leitor seja um teólogo, um santinho ou um religioso, e sim que seja sincero para reconhecer o estado em que se encontra e pedir a Sua ajuda “... de maneira que, se alguém se purificar dessas coisas, será utensílio para honra, santificado e útil para o dono, e disposto para toda boa obra.” (2 Timóteo 2. 21). Que tal fazer isso agora?

Até a próxima!!!!


ESPAÇO ABERTO

2013/2014
Kilze Guimarães Fortunato - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Chegamos ao final de 2013 já nos “despimos” dele para vestir a camisa e abraçar cheios de esperança 2014. Este que terminou foi um grande ano e não podemos desprezá-lo apenas seguir em frente e ele se tornará parte do hall de memórias que vamos construindo ao longo da vida.

E neste momento de transição o que podemos desejar para o ano que se iniciou?

Desejo que o espírito de amor e bondade que permeia o Natal perdure por todo o ano!

Desejo que a gentileza subjugue a violência e se torne palavra de ordem na vida das pessoas!

Desejo que todos compreendam que o mais importante é o ser humano, as pessoas que conhecemos e amamos, entendam que todos os seres humanos são nossos irmãos e deem mais importância uns aos outros do que a dinheiro, posses e poder.

Desejo que todos amem e sejam amados por alguém! Porque quando se ama e a recíproca é verdadeira não há mais espaço em nossa vida para a maldade... O amor preenche todos os espaços e nos tornamos melhores!

Desejo simplesmente um feliz 2014 a todos!


COMO APRECIAR UMA MADRUGADA QUALQUER
John Silva - http://indefinidoincomum.blogspot.com.br/

Ah, e essa é aquela hora que a madrugada conversa comigo, como se fosse meu melhor amigo, dilacerando -indolor e, sorrateiramente- meu estado psicológico, e me afogando em sinestesias eloquentes, como se estivesse preso em um caixão. Paredes de gesso mórbido, opacas e desprovidas de vida, se contorcem e contornam o vazio que preenche minha solidão.

Aquela hora que entre viagens em países nórdicos e jantares a luz de velas são o cenário de todo meu desejo suprimido, reprimido, e sucumbido por delimitações e obstáculos externos-vulgo dinheiro, e um amor- são jogados para um universo dentro de meu (in)verso, que somente com a companhia angustiosa e duradoura da insônia pode me proporcionar. Não existem sonhos que retribuam o silêncio da madrugada, a tangência da tênue linha que separa a sanidade da loucura, e o simples fato de poder dizer e proclamar o descobridor e proprietário do momento, o momento só seu, onde cada instante seu pensamento ecoa nas paredes e retorna como concreto, arrebatando e tornando teus sentidos em pura sínquise.

É incomum, exótico, e concomitantemente, simples e -para surpresa do século XII- barato o aprecio da madrugada, não é necessário de muito, na verdade não é necessário de nada, nem mesmo, dormir. Pelo simples fato de ser quem é, a alvorada é capaz de expandir seus horizontes, e mesmo cometendo um inafiançável paradoxo, é capaz de colocar seus problemas e pensamentos em ordem, para que sejam instigados outrora com mais paciência. É o momento onde o teto, aquele que você nem sequer olha ao longo do dia, se torna roteiro de alucinações e filosofias que nunca sairão de lá para chegar ao papel, e o teto se torna seu caderno imaginário onde é possível desenhar sem ter nenhum dom, e escrever novelas shakespearianas sem mesmo se dar conta do feito, e ainda sim, sempre ser inédita e inesquecível-de-curto-prazo. É o complexo charme da madrugada, a mulher que ninguém nunca quis, mas sempre aparece e faz você ter as mais loucas experiências, na cama, no sofá, ou na geladeira-para pessoas como eu-, que provavelmente não lembrará de um detalhe sequer no dia seguinte.

E como se não fosse suficiente ler os pensamentos sinceros que teço em grande cautela nesta madrugada, apresento a vocês um trecho do poema que li recentemente de Paulo Leminski, acredito que seja a síntese de hoje, amanhã, e todas as auroras que aqui nos unem.


"o silêncio
se mete a maltratar
me ditando
abreviaturas de mim
e,
quem sabe,
a mim mesmo me dilatando"


RELEASE

Atrações culturais de Betim - Pamela Sobrinho


Betim Shopping sediará Campeonato de Xadrez

Durante os dias 10, 11 e 12 de janeiro, a Confederação Brasileira de Xadrez promoverá torneio no Betim Shopping

Pensando em criar um momento de entretenimento e diversão, incentivando ainda a prática de jogos saudáveis, o Betim Shopping sediará, nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, o campeonato de xadrez da Confederação Brasileira de Xadrez.

Personalidades do cenário nacional do xadrez como Mateus Guedes, campeão mineiro infantil; Lucas Lêus, campeão brasileiro da categoria 14 anos; José Antônio Nery Júnior, mestre nacional de xadrez e campeão brasileiro amador e Renato Del Gáudio, atual 6º melhor jogador de MG participarão do torneio.

O evento é restrito para 10 jogadores convidados pela Organização com ratings FIDE (Federação Internacional de Xadrez) inferiores a 2200. Para participar, os interessados deverão estar cadastrados na Confederação Brasileira de Xadrez e com suas anuidades referentes a 2014 quitadas. Sendo assim, o campeonato não é um torneio aberto e possui jogadores já pré-definidos.

Na ocasião, além dos participantes inscritos, também estarão presentes, como convidados, nomes de destaque desta atividade: o campeão mineiro escolar, Vitor Hugo Campos; campeão Betinense, Ernando Vieira; campeão de Contagem, Bruno Jacomine; campeão da cidade de Ibirité, José Luiz Vieira e o jogador de alto nível com pontuação internacional acima de 2000 pontos, Sheridan Ribeiro.

RAMACRISNA GANHA UM IMPORTANTE PARCEIRO

Instituição Social acredita ser a educação o caminho para modificar a vida de crianças e adolescentes de risco social

A Ramacrisna, conhecida por seus projetos e trabalhos com a expertise de uma instituição social responsável e referência no Terceiro Setor firmou uma parceria com a Junior Achievement Minas Gerais aos projetos Adolescente aprendiz e Cursos Profissionalizantes. A associação educativa sem fins lucrativos realiza uma série de programas de educação empreendedora, com o objetivo de despertar o empreendedorismo nos jovens, atualmente está presente em 124 países e beneficia 10 milhões de jovens todos os anos.

Cursos Profissionalizantes
A Instituição oferece cursos de qualificação profissional gratuitos com o objetivo de aprimorar o trabalho dos jovens e aumentar as suas chances no mercado de trabalho, são eles: Eletricista de Instalações, Mecânica de Automóveis, Operador de Computador e Redes Locais, Soldagem. A Ramacrisna disponibiliza material didático, passagem/transporte, uniforme e lanche. O SENAI é parceiro, responsável pela metodologia e certificação de conclusão. Com turma de até 25 alunos, as aulas são ministradas por professores capacitados.

Adolescente Aprendiz
Com o Programa Adolescente Aprendiz do Ministério do Trabalho, a Ramacrisna foi autorizada a capacitar e encaminhar às empresas jovens em sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O projeto atua nas áreas de Aprendiz em Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo com ênfase em Recursos Humanos, Assistente de Logística, Comercio e Serviços, Serviços de Almoxarifado, Assistente de Produção Áudio Visual e Serviços Bancários.

Ramacrisna
Instituição social com mais de 50 anos de atuação, que fica na região rural de Betim e desenvolve projetos culturais, educacionais, profissionalizantes, de lazer, entre outros, todos voltados para a comunidade em situação de risco social. Além disso, possui uma fábrica de telas, que funciona em um galpão dentro da Ramacrisna e possui uma unidade para comercialização em Belo Horizonte. O lucro da fábrica confere certo grau de sustentabilidade à organização. Os projetos da Ramacrisna contam com vários parceiros, entre eles a Petrobrás, o Instituto C&A, a Cemig e a Prefeitura de Betim.

Ramacrisna
Endereço: Rua Mestre Ramacrisna, 379 – Santo Afonso – Betim - MG
Site: www.ramacrisna.org.br
Telefone: 3438-5500

VALE VERDE PROMOVE CIRCUITOS DIFERENCIADOS PARA TIRAR OS VISITANTES DA ROTINA
Circuito dos Répteis, Passa ou Repassa, Culinária Mirim são apenas algumas das atividades oferecidas pelo Parque.

Quem procura atividades diferenciadas e deseja fugir um pouco do stress da cidade grande, respirando novos ares, não pode deixar de visitar o Vale Verde Parque Ecológico, um dos principais complexos turísticos da região metropolitana de Belo Horizonte, localizado em Betim. O parque oferece um mix de circuitos diferenciados, destinados a todas as idades e fazem parte do “Projeto Circuito Educativo Ambiental”, abrangendo diversos temas que misturam aventura, aprendizado e diversão. As atividades oferecidas são “Papo Animal”, “Viveiro Encantado de Lóris”, “Oficina de Culinária Mirim”, “Circuito da Horta”, “Passa ou Repassa” entre outras atividades.

O agendamento de visitas orientadas aos circuitos educacionais, turismo e para grupos de melhor idade, deve ser feito através dos telefones (31) 3079-9127 e 3079-9116, ou pelos e-mails Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As visitas podem ser marcadas das 9h às 17h, de terça à domingo, em período integral (9h às 17h), ou meio período (9h às 12h ou 13h às 17h). Os valores e roteiros indicados de acordo com a faixa etária do grupo são informados por e-mail.

Saiba mais: http://valeverde.com.br/blog/educacional_207_circuitos-pedaggicos-do-vale-verde


COLUNA VEGETARIANA
Assista: http://www.terraqueos.org/


*FAÇA DOWNLOAD DE TODAS AS EDIÇÕES DA RBC, CLIQUE AQUI (http://www.4shared.com/dir/9mm2HE1N/RBC_Memria.html)

EDIÇÃO PUBLICADA POR
PAMELA SOBRINHO ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )