ED64 - Junho 2014

" Não há nada mais intenso, mais insalubre e imprevisivel do que o própria vida. Vivendo intensamente, imensamente e exageradamente, de maneira a encarar cada dia como se fosse o último!"

esperanc3a7a

BUQUÊ SUBULATA

Tiago Henrique - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - thvirtual.com
ATRASADO (página 73)

Paralisado por conversas chatas
Porque estas não me agradam por seu assunto fútil
Documento doses de paraplexia verbal

Não quero te ouvir,
Não quero falar,
Não! Não tente,
Meu momento é só
Só meu

Não perturbe meu espaço
Não se faça em palavras
Agora você me dá repulsa

Não posso,
Não posso,
Não mais

Adoeci em meus erros,
Me envenenei com o coração
Me perdi no silêncio
Me vendi sem saber
E bacalmente desencontro meu centro

Estou fora de ajuste,
Incorporei sua loucura...

Não me interessa
Mas agora,
Não sou mais o passado,
Não mais o equilíbrio...

No momento
Nesse ato
Despido-me com palavras tortas
E me despeço com um simples
Já vai tarde!


COLUNA DA PAMELA

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

3º Encontro de Extensão sobre Artes e Ofícios Tradicionais

No dia 03 de maio, a PUC MINAS realizou o 3º Encontro de Extensão sobre Artes e Ofícios Tradicionais, com o tema Cultura, Arte e Articulação Popular em Betim. Neste encontro que contou com a presença do Professor e Orientador Luiz Carlos, do Professor e Antropólogo Daniel, da vice presidente da Ramacrisna Solange, do Maestro Sebastião e do Mestre de Capoeira Antônio, numa discussão importante do papel do das Artes e Ofícios tradicionais na vida da população de Betim.

O tema central deste encontro era mostrar como a relação entre ser humano e trabalho é importante no processo de transformação de vidas, trazendo um novo sentido a vida, onde aquele que não pertencia mais ao mercado e o material que não era mais utilizado, juntos se transformam.

Dentro do seminário foram apresentados os trabalhos do Salão do Encontro, da Instituição Ramacrisna e a da Cooperativa Futurarte, ao qual, envolve o trabalho de mães, crianças, adolescentes em projetos sociais importantes para a comunidade betinense. Projetos esses, internacionalmente reconhecidos. A missão das mesmas é promover sonhos e transformar vidas.

Além das cooperativas e dos programas de educação para jovens, conhecemos também a Orquestra da Ramacrisna e o Trabalho de Copeira do Mestre Antônio, que tem como objetivo trabalhar com jovens em risco social.

Hoje, as artes e ofícios são uma saída para vencer a desigualdade social e o envolvimento de todos pode mudar o social.Após a apresentação e discussão do tema, os alunos da PUC apresentaram um projeto muito importante a Biblioteca de Artes e Ofícios Tradicionais (http://baotvirtual.blogspot.com.br/p/evento.html) ao qual tem como objetivo divulgar a arte de Betim em um único lugar. O Projeto dos Alunos da PUC Minas é extremamente importante para o conhecimento de nossa cidade.

Estar no 3º encontro de Extensão sobre Artes e Ofícios Tradicionais foi extremamente importante para mim, para conhecer projetos maravilhosos, pessoas incríveis e ver o incentivo dos estudantes de nossa cidade em manter viva a cultura regional. E principalmente, como o amor pela arte, cultura transforma o trabalho em promoção social. É importante conhecer que instituições betinenses são premiadíssimas fora de nossa cidade e como nós pouco conhecemos as mesmas.

Como já havia citado anteriormente na Revista, a Economia de Cultura é além de promotora de renda, desenvolvimento social, cultural. A cultura é acima de tudo, fonte de crescimento, mudança e transformação.

Segue o link das Instituições para maior conhecimento e divulgação

Missão Ramacrisna: http://www.ramacrisna.org.br/projetos/14-por-um-time-chamado-ramacrisna.html
Futurarte: http://www.cooperativafuturarte.com.br/
Salão do Encontro: https://www.facebook.com/salaodoencontro
Biblioteca de Artes e Ofícios Tradicionais: http://baotvirtual.blogspot.com.br/
Orquestra Jovem Ramacrisna: http://www.ramacrisna.org.br/projetos/proj_orquestra.html
Capoeira Alforria ADCCA: https://www.facebook.com/Capoeira.Alforria.ADCCA


LIBERDADE

A liberdade é a coisa mais preciosa do homem!
Quando se perde ...
perde-se a vida...
nada sobrevive sem o desejos
dos primeiros anos de se chegar ate o céu...

É destes sonhos que nós sobrevivemos...
do desejo de liberdade de poder voar
e se alcançar o sol..

É por isso que os jovens estão se acabando,
e crianças morrendo,
pois eles perderam o verdadeiro sentido de ser livre,

Que é sonhar com o que parece o impossílvel..
chegar ao sol com idealismo...felicidade...
É isso que nos tínhamos e temos no nosso coração...
o verdadeiro sentido de se alcançar a felicidade....

COLUNA DO VITOR

"UM NOVO VÍCIO CHAMADO WHATS APP"
Vitor Melo - www.vitormeloescritor.blogspot.com


Quando pensamos na definição de vício, logo nos sobrevêm na mente a imagem de um dependente químico, uma pessoa usando droga ou que é escrava do álcool, mas com os avanços tecnológicos de hoje essa mentalidade acaba se tornando algo arcaico. Hoje, as redes sociais se tornaram um vício em potencial, tanto quanto os demais já existentes.

Basta um simples passeio pelas ruas e logo a presença de um celular será notada e adivinha qual tem sido a sua principal utilidade? A resposta é óbvia: Whats App, Facebook e Twitter. E mais: o uso dessas redes sociais deixou de ser um lazer e passou a ser uma necessidade psíquica. O celular, o tablet e o computador deixaram de ser um instrumento de lazer e trabalho para se transformarem também em um refúgio emocional.

A situação é tão seria e nefasta que já existem clínicas de recuperação para tratar a dependência virtual. Infelizmente a sociedade não compreendeu ainda que vício não é apenas a bebida e o cigarro, e sim tudo aquilo que causa a dependência e se torna algo de primeira necessidade. Não sou contrário ao uso da internet e dos recursos que ela oferece, porém não posso deixar de expressar a opinião de que tudo aquilo que sai do controle acaba gerando mais riscos do que benefícios. Não seria uma tamanha estupidez deixar que algo criado domine aquele que o criou?!

De fato, sem exageros, aqueles que não possuem equilíbrio em suas atitudes estão entrando em um grande colapso. A informação nunca esteve tão livre, no entanto vivemos em uma era onde 98% das pessoas não pensam. Preferem ser escravas do sistema que lhes foram imposto do que abrirem o entendimento e serem líderes, não só do mundo exterior, mas, sobretudo, do próprio eu. Até quando as pessoas vão se esconder e não assumir que precisam de ajuda para preencher o vazio que carregam na alma?

"PARA OS QUE SE ENCONTRAM ANGUSTIADOS"

Você acorda desmotivado (a), se arruma e vai para mais um dia de trabalho. Chegando lá se encontra com os seus colegas de profissão e vive um dia "invejável" aos olhos de muitos: sorrisos e uma aparência de satisfação são notórios em sua face. No entanto, o dia termina e quando você volta para casa se vê diante da realidade. Embora tenha estampado diversos sorrisos, nada foi suficiente para mortificar a angústia e o vazio que há em seu interior. Por mais que tente disfarçar, a sensação de aflição interna ainda continua viva e mais forte. Não importa como tente eliminá-la, ela continua cada vez mais forte.

As pessoas que lhe cercam não sabem, mas se pudessem ver o que se passa em seu interior certamente perceberiam o grito de dor que provém dele. Você já fez de tudo: tentou calar esse grito de aflição com o namoro, o cigarro, as drogas, as baladas, as "amizades", mas parece que não surtiu efeito! Quando mais batalha pela felicidade, mas ela parece se distanciar, acumulando assim as marcas das decepções e desanimo.

Não existe psicólogo nesse planeta capaz de sanar a dor da alma ou preencher o seu vazio. Sim! É questão de raciocínio: o vazio da alma é um problema espiritual e, sendo assim, nenhum tratamento ou recurso físico poderá solucioná-lo. Do ponto de vista espiritual o vazio da alma é um sintoma claro de que o indivíduo precisa conhecer a Deus: "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. As minhas lágrimas tem sido o meu alimento dia e noite." (Salmos 42. 2-3). Não basta praticar uma religião, é preciso ir além: é necessária uma experiência com o Deus vivo.

ESPAÇO ABERTO

PRESENÇA
Tarso Corrêa - http://tarsocorrea.blogspot.com.br/

Desde quando nasceste, caminho ao teu lado,
Não cobro de ti carinho, afago ou indiferença,
Sou apenas a tua sombra, a sua eterna presença;
Estou ao teu lado nas tuas alegrias e nas tristezas,
Na letargia da solidão, nos encontros, na multidão;
Presencio os estágios do teu caminhar,
A necessidade da autoridade,
A rebeldia da juventude,
A decrepitude na velhice;
Caminho ao teu lado,
Nos primeiros passos,
Na primeira conquista,
Na primeira lágrima,
Na primeira perda;
Estou a teu lado.
Aguardo o teu tempo,
Que pode ser rápido ou lento,
Para dar-te a mão e seguirmos em outra direção;
Sou aquela que primeiro te acarinhou,
A que lhe deu o sopro da vida,
Este hálito tênue e cálido,
Que escoa rápido como uma chuva fina,
Por entre as calçadas do infinito,
Refletindo cenas na nossa retina,
De um mundo circunscrito.
Sou sua eterna enamorada e consorte,
Sou simplesmente a morte.


17 CONSELHOS REALISTAS PARA SE VIVER MELHOR
Aline Xavier Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

1) É impossível agradar a todos, independentemente de quanta simpatia, bondade, empatia, senso de justiça ou qualquer outra qualidade você possua. Pare de tentar e simplesmente aceite isso;

2) Não existe receita para relacionamentos de qualquer natureza. Contudo, respeito às diferenças é um grande pilar, a base de todos eles;
3) Se você está infeliz por não ser considerada uma pessoa bem-sucedida segundo o modelo social vigente, saiba que muita gente compartilha dessa insatisfação. Nem todo mundo consegue chegar aos 25 anos com relacionamento longo e estável (caminhando para o casamento), com carro zero, casa própria quitada e num cargo de chefia bem remunerado. Por mais que tentem te convencer do contrário, esse não é o único caminho para a realização pessoal. As possibilidades são infinitas;
4) Estudar NUNCA é demais. Quanto mais cedo se preparar, maiores as chances de se dar bem a médio e longo prazo. E não esqueça: estudo não se limita ao ensino formal;
5) Não seja escravo de sua família. Amarras mentais aprisionam durante a vida toda e impedem o crescimento – se você assim permitir;
6) Resiliência é uma das características mais importantes para uma boa convivência nas organizações. E é algo que só se adquire após uma boa dose de erros e acertos no trabalho;
7) AMIGOS são raríssimos – se contam nos dedos, e olhe lá. Por mais especiais e parceiros que sejam, eles irão pisar na bola algumas vezes com você – e vice-versa. É preciso aprender a perdoá-los;
8) A maior parte do aprendizado significativo é adquirido fora do ambiente acadêmico. Um curso teórico, ainda que bom e renomado, não torna nenhum profissional 100% pronto para exercer qualquer ofício. Seja humilde ao iniciar qualquer trabalho, ou ficará conhecido por todos pela sua arrogância. A escolha é sua;
9) Ouça mais os conselhos dos seus pais. Eles são excelentes em reconhecer pessoas invejosas e destrutivas;
10) Escute os seus pais, mas não se limite ao que dizem. Na vida, é preciso trilhar o próprio caminho e bancar as decisões tomadas. Escolhas relacionadas a amor, carreira, filhos e afins são estritamente suas. Não permita que definam seu futuro, você não tem o direito de culpar ninguém pelos seus fracassos;
11) Seja sincero ao demonstrar os sentimentos pra quem você gosta. Poucas coisas são tão lindas e sublimes quanto uma declaração de amor genuíno. Se a outra pessoa não sabe valorizar, isso é problema dela, não seu;
12) Amor SOZINHO não sustenta nada. A forma de se relacionar é que faz a diferença, e determina o sucesso ou fracasso da relação. Não, o amor não supera tudo;
13) Se algo incomodar, fale. Guardar sentimentos ruins faz com que uma coisa pequena, aos poucos, tome proporções astronômicas. À medida que o tempo passa, mais aquilo inicialmente quase sem importância se torna difícil de ser dito. Mágoas adoecem;
14) Pratique a GRATIDÃO, e atrairá sempre mais do melhor, indubitavelmente;
15) Ouça sempre o seu coração, mas não deixe de lado a razão. Equilíbrio é o segredo. Claro, ele é muito difícil, porém possível de ser atingido. É um exercício diário;
16) O orgulho não vai te levar a nada – a não ser à perda de oportunidades e pessoas incríveis. Desde que não fira seu amor próprio, supere esse obstáculo, essa barreira. Vale muito a pena;
17) A vida não é justa. Num país de extrema desigualdade social, a discrepância de oportunidades entre as pessoas é ainda mais acentuada. O que tiver de fazer, realize com os recursos que possui, mas tenha em mente que uma minoria chegará ao topo. Faço das palavras do empresário Flávio Augusto da Silva (blog Geração de Valor) as minhas: nem todos serão milionários, mas todo mundo – sem exceção – pode prosperar.

COLUNA VEGETARIANA
Assista: http://www.terraqueos.org/

*FAÇA DOWNLOAD DE TODAS AS EDIÇÕES DA RBC, CLIQUE AQUI (http://www.4shared.com/dir/9mm2HE1N/RBC_Memria.html)

EDIÇÃO PUBLICADA POR
PAMELA SOBRINHO ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )