ED49 | de 02 a 8 de setembro | 12

ÍNDICE DA EDIÇÃO

Editorial - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Um olhar - Leitura e Formação de Leitores - Espaço do verso. E reverso - Coisas da Vida - Espaço Aberto Virtual - Cinema a qualquer hora - Memória do Mundo - Eventos - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Agenda Teia Cultural Minas

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Olá leitores!
Que todos nós tenhamos uma grande semana, que a mesma seja iluminada e com grandes perspectivas de crescimento tanto profissional como espiritual, afinal, vivemos num mundo que o outro dia é uma verdadeira incógnita.
Esta semana fiquei um tanto chocado com uma noticia que ventilou pela internet e até televisão, a morte de Roberto Bolanõs, o Chaves. Surpresa para mim que postei na coluna “Memória do Mundo” uma foto da turma e um pouco da história, minutos depois pela internet o fato havia sido desmentido e que Roberto estava internado e sua esposa, Florinda Meza, temia pela sua saúde. Estes fatos nos entristecem, a mentira e o oportunismo falso da mídia, na verdade não dela toda, mas uma boa parte faz de nossas vidas um verdadeiro escândalo.
Ano de eleição, nossa TV está cheia de comerciais políticos, pessoas dizendo que ao estar no poder vão fazer “aparecer e acontecer”, alguns prometem o impossível e outros prometem tarefas que o cargo deles não tem a menos autonomia para realizar, e é com estes que devemos ficar atentos, votar num candidato apenas pelo seu texto é inadmissível!
Vamos melhorar este país começando por nossas cidades, pensem muito antes de apertar aquela famigerada tecla verde.

“O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
Eleanor Roosevelt

Bom, dito isso, informo-lhes que dois de nossos colaboradores estão se ausentado de nosso semanário, Thiago Rangel (Desabafos do Rangel) está num trabalho que lhe tomará um tempo um tanto grande mas logo estará conosco, porém, Eder (Contando Estórias) já informou o seu desligamento da equipe, grande escritor o Eder, desejamos que siga por um caminho justo, e claro, nós estamos eternamente agradecidos pela rica contribuição que ele nos cedeu enquanto esteve por aqui.

Alegria, é o que peço a todos os seres humanos de bem, que a fome neste país, um dia, seja apenas fome de lutar!

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram circunstâncias que precisam e, quando não as encontram, as criam.”
Bernar Shaw

Uma semana de luz para todos nós!

luz

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Violência Doméstica

A todo aquele que se emociona em Hollywood
À época em que conhecera Washington, também era de sair empetecada; roupinha da moda justinha e o cabelo escovado. Lembrava das amigas daquele tempo, não procuravam mais. O do meio então começou a gritar e jogou copo de suco na cara do novinho. Catarro no rosto, pés imundos de poeira velha, fralda cheia. Washington devia de estar em festa também, gastando a conta de luz. Com a camiseta cavada na mão, suportava o pranto vão de menino nervoso. Foi quando fitou a colega Paula passando na rua, vestida de festa e com namorado. Arremessou a prancha velha na cabeça do menino.

SESSÃO JULIO RABELO | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Foto:juliorabelosessãoFOTOS 12

MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

SENSACIONALISMO POÉTICO

Sinto todo meu corpo vibrar
Quando leio determinado poema de Drummond
A mágica de suas palavras
Contorcem minha espinha dorsal
Sinto um arrepio que comove o coração

Pareço estar nas nuvens
Por tamanho momento de paz
O poeta me entende
Gente normal não compreende
É como respirar...

Rabisco alguns versos,
A falta de silêncio na biblioteca da escola não me perturba
Observo
Entro na intimidade de alguém

O sujeito sentado a frente
É uma alma como eu
Cada coração, infinitos pensamentos

Contracalo a crítica ao adulto
A criança é mágica e gosta de livros
Se soubéssemos disso antes
Não nos preocuparíamos com outras invenções.

UM OLHAR
Por: Bruna Santos - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Aguardando Atualizações

LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
Por Baltazar José Filho - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Aguardando Atualizações

ESPAÇO DO VERSO. E REVERSO
Por: Luiz Carlos Leme Franco - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ESTRELA

A d’alva já surgiu no céu.
A Miriam já apareceu no coração.
A da Globo ‘tá na televisão.
A do P.T. está nas ruas,
as estrelas do céu, nuas,
iluminam nossas insônias.
A do mar enrosca-se nas redes dos pescadores,
a guia se perdeu entre as torres,
a da sorte fugiu.
Sabe da estrela que sumiu?
Aquela minha, de estimação?
Ela foi ao céu, subiu,
E trouxe para mim mais alegria,
toda a felicidade mundo.
Ficou mais sadia, veio com a paz.
Não me vai deixar, foi buscar mais luz
e diz que não me abandonará jamais
até o todo sempre.
Iluminar-me-á cada dia, cada noite,
cada passo, todo o nictêmero.
Não terá brilho efêmero.
Não ficará na minha testa,
mas no coração em festa,
porque aqui é seu lugar.

COISAS DA VIDA
Por : Kilze - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A grama do vizinho

gramado-verde-wallpaper-14021

“A grama do vizinho é sempre mais verde.” Esse ditado é muito antigo porém se refletirmos por um momento podemos nos dar conta de que não deixou de ser totalmente atual.
Quem de nós, em algum momento da vida, não parou para observar a vida de outrem e imaginou, ainda que por um instante, como seria se estivesse em seu lugar? Imaginamos milhares de outras vidas ao longo de nossa trajetória, pensamos outros milhões de vezes que deveríamos ter feito algo de diferente neste ou naquele momento.
Conjeturemos então sobre as coisas que realmente importam. O que lhe vem à cabeça? Dinheiro e sucesso ou pessoas e sentimentos. Não que estas sejam coisas dissociadas, de modo algum. O dinheiro pode ser muito útil para proporcionar liberdade. Harv Eker autor do livro “O segredo da mente milionária” diz que o dinheiro é essencial nas áreas em que produz resultados e insignificante nos campos em que não tem utilidade. Mas o que realmente dever ser considerado mais importante são as pessoas que cativamos ao longo da vida e os bons sentimentos que advém disso.
Se nos concentrarmos naquilo que não temos só conseguiremos ser infelizes. E isso vale para todos os setores da nossa vida. Logo passar a vida a observar a “grama do vizinho” não é tão produtivo quanto refletir sobre o que realmente se quer e correr atrás dos próprios sonhos.
Da mesma forma que podemos enumerar o que não gostamos em nossa vida, devemos aprender a enumerar o que há de bom nela e, principalmente, aprender a agradecer por todas as coisas maravilhosas que temos. Aprender a extrair o que há de bom na própria vida: eis um segredo para a felicidade.

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Por: Isabelle Gonçalves Verdan dos Anjos – 9 anos

EU SOU LEITORA

Eu sou leitora
De histórias engraçadas,
Nos belos livros, contadas,
Por poetas de outrora.

Também gosto muito de ler
A história em quadrinho,
Ilustrada, só pra ver:
O velho, o menino e o burrinho.

CINEMA A QUALQUER HORA
Por: Equipe RBC Semanal

Assista on-line uma indicação de filme por semana juntamente com sua família.
Filme da semana: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado 

MEMÓRIA DO MUNDO
Por: Cristiano de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Por volta de 23 horas de 8 de dezembro de 1980, John Lennon retornava, com sua esposa Yoko Ono, de um estúdio de gravação. Quando Lennon dava entrada em sua residência, o Edifício Dakota em Nova Iorque, um homem de 25 anos chamado Mark Chapman, que no fim da tarde do mesmo dia havia se encontrado com Lennon junto a fãs e conseguido um autógrafo de Lennon em uma capa do álbum do cantor chamado Double Fantasy, sacou um revólver e efetuou cinco disparos contra Lennon.
Lennon foi declarado morto ao chegar no hospital St. Luke's-Roosevelt, onde foi constatado que ninguém poderia viver mais do que alguns minutos com tais ferimentos. Após o crime ser noticiado pela mídia, multidões de fãs se juntaram ao redor do Hospital Roosevelt e do Edifício Dakota para prestar homenagem a Lennon. O corpo do cantor foi cremado dois dias depois e sua cinzas foram entregues a Yoko Ono, que preferiu não realizar um funeral para Lennon.

559344 10151390691858849_2067560330_n
Bom, lembro-lhes que à alguns dias atrás o assassino de John reapareceu nas manchetes de TV e jornal, na época em que assassinou o músico perguntado sobre o que se ele sabia o que havia feito pelo porteiro que viu o crime ele simplesmente disse: "Sim, eu atirei em John Lennon." Chapman não tentou escapar e sentou-se na calçada e esperou a chegada da polícia.
Mark David Chapman teve seu pedido de liberdade condicional negado pela sétima vez, já que ele se encontra em prisão há 20 anos, mas parece que é isso que ele deseja. O assassino condenado diz que: "Se me for concedido o direito de liberdade condicional, provavelmente ficarei onde eu estou".

Fonte: John Lennon: assassino diz que prefere continuar na prisão - Novidades (Notícia) 

EVENTOS
Exposição virtual “CARNE”
O artista plástico Mazzilli apresenta oito vídeos a partir de 01/09 na exposição virtual CARNE. Os vídeos têm em comum a estranheza da carne que, ora aparece bordada, ora com pérolas, agulhas e alfinetes. Nestes vídeos, o artista homenageia alguns nomes da arte contemporânea brasileira como Leonilson, Artur Barrio, Nazareth Pacheco e Bispo do Rosário. A exposição é o terceiro ato da sua trilogia da dor. Os vídeos estarão postados no You Tube a partir de 01/09 e também podem ser conferidos no site www.mazzilli.art.br ou ainda no Facebook.

Programação Mostra CPC

Aos que vão ficar em Minas Gerais no feriadão, uma ótima opção é participar do "Brumadinho Gourmet 2012".
Data: 06 a 09 de Setembro em Casa Branca - Brumadinho.
Maiores informações Secretaria de Cultura e Turismo - (31) 3571 3015

PONTOS DE CULTURA E ARTE
Quinta Cultural do Instituto Kairós traz show com José Irineu
Parceria entre o Instituto Kairós e a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Lima, o projeto Quinta Cultural apresenta o show de José Irineu, que interpretará canções de renomados músicos da MPB, no clássico formato voz e violão. O show é gratuito e começa a partir das 20h no Clube Cultura Café (R. Dona Maria da Glória, 180, Macacos). A Quinta Cultural acontece mensalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h, com entrada franca. Informações: (31) 3547-7625 e www.institutokairos.org.br.

EDITAIS
Edital de Demanda Espontânea
O Ministério da Cultura publicou no dia 10 de agosto, no Diário Oficial da União, edital abrindo processo seletivo de apoio a projetos do Fundo Nacional de Cultura. As inscrições vão até 24 de setembro. Podem participar órgãos da administração pública direta e indireta nos estados, municípios e Distrito Federal, além de instituições privadas de natureza cultural sem fins lucrativos com, no mínimo, três anos de atividade comprovada. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC, e cada participante pode participar com apenas um projeto por categoria. Serão distribuídos, ao todo, R$ 10,5 milhões para projetos iniciados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. Leia mais

Abertos mais dez editais de incentivo às artes

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou portarias que regulamentam editais da instituição, voltados ao incentivo da produção e à capacitação de artistas nas áreas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo.Um desses editais é o da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012, cuja portaria foi divulgada na sexta-feira, 17. O prêmio, realizado em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, vai contemplar 50 projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O aporte financeiro é de R$ 2,7 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões serão concedidos em bolsas. Inscrições até 3 de outubro. 

Foram publicados também o Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 5ª Edição, as edições 2012 do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo e vários outros. Leia mais

Petrobras Cultural abre inscrições para selecionar projetos em 11 áreas culturais

Foram abertas no dia 17/08 as inscrições da seleção pública de projetos para a edição 2012 do Petrobras Cultural. Até o dia 1º/11, podem se candidatar ao patrocínio projetos de todo o país em 11 áreas culturais do programa, que este ano destina recursos de R$ 67 milhões, a maior verba entre todas as edições. Entre as 11 áreas de atuação contempladas na seleção pública, o maior volume de recursos – R$ 23 milhões – foi disponibilizado para a produção de filmes de longa-metragem para salas de cinema. O valor máximo para cada projeto é R$ 1,5 milhões e os filmes terão que ser realizados entre julho de 2013 e junho de 2016. Saiba mais em http://ppc.petrobras.com.br/ Fonte: Agência Brasil

Edital "Mais Cultura nas Escolas"
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, e o Ministério da Educação vão lançar no próximo dia 10 de setembro o edital do Programa “Mais Cultura nas Escolas”, que vai selecionar 5.000 mil propostas de todo o país elaboradas em parceria entre escolas e instituições culturais. A finalidade do Programa é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador do MEC e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. Serão investidos cerca de 100 milhões no total, sendo que cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011. Para mais informações sobre a proposta e a relação das 759 escolas públicas mineiras que poderão participar do Edital, entre em contato com a Representação Regional Minas (31) 3055-5902.

Prêmio VivaLeitura 2012
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou no dia 16/08, no Diário Oficial da União (seção 3, páginas 16 e 17), o edital Prêmio VivaLeitura 2012, realizado em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O Prêmio faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências brasileiras relacionadas à prática da leitura. Ao todo serão distribuídos R$ 540 mil em prêmios, sendo R$ 30 mil para cada um dos 18 vencedores das três categorias da premiação: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). As inscrições, abertas até o dia 29 de setembro, são gratuitas e devem ser feitas via internet ou por carta registrada, endereçada a: Prêmio VivaLeitura - Fundação Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco n° 219 – Centro – CEP 20040-080, Rio de Janeiro -RJ. Mais informações

Edital nº 2 de Intercâmbio e Difusão Cultural
O Edital nº 2/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura é voltado às viagens que ocorrerão entre os meses de outubro de 2012 e fevereiro de 2013. Desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), o edital foi publicado no dia 15/08, no Diário Oficial da União (Seção3, páginas 17 a 22). As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Mais informações

Abertas as inscrições para a seleção de atrações musicais e projetos independentes

Apartir de 16 de agosto até 5 de outubro artistas e produtores poderão se inscrever para participar do processo de construção da programação do Ano do Brasil em Portugal. Serão selecionadas 72 atrações musicais para compor a programação do Espaço Brasil, de janeiro a junho de 2013.Cada uma das atrações escolhidas pelo edital receberá R$ 10 mil pela realização de um espetáculo dentro da programação musical do evento de porte internacional. O material de inscrição deverá ser postado pelos Correios (via Sedex), em envelope único, para: Edital de Música Ano do Brasil em Portugal - Rua João Afonso, 65 / casa 3 Humaitá – Rio de janeiro – RJ – CEP 22261-044. Acesse aqui os dois editais.

Programa Música Minas prorroga edital para participação de artistas em coletânea
Estão abertas até o dia 6 de setembro as inscrições para o Coletânea Música Minas, edital do Programa Música Minas que proporciona a músicos de vários gêneros e estilos a oportunidade de participar de uma coletânea musical. A coletânea será dividida por estilos, com o objetivo de fornecer um recorte da atual e vasta produção musical de Minas Gerais. Todo o material será distribuído entre formadores de opinião, agentes, programadores e produtores em feiras nacionais e internacionais, espaços que constituem algumas das mais expressivas oportunidades para a promoção e divulgação da música atualmente. Desde o seu lançamento, em 2009, o Programa Música Minas beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos seus Editais. As informações estão disponíveis no site www.musicaminas.com.

AGENDA TEIA CULTURAL MINAS

Teia Minas - Cartaz do Filme Simão o caolho 1952
Cabeçalho 1:Cartaz do Filme "Simão, o caolho" (1952)
Homenagem aos 30 anos de falecimento do diretor Alberto Cavalcanti (1897-1982). Arquivo da Cinemateca Brasileira.

Teia Minas - Alimento direito sagrado

Cabeçalho 2: Foto do livro "Alimento: direito sagrado - Pesquisa Socioeconômica e Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros"
MDS/2011 - Fotos: Tamires Kopp e Marcelo Curia

BELO HORIZONTE
"Memórias", exposição de Maria Helena Andrés
A consagrada artista plástica mineira Maria Helena Andrés comemora seus 90 anos, completados este mês, com a exposição “Memórias”, que traz trabalhos inspirados em lembranças e releituras. A exposição fica até 28/09 na Galeria Livrobjeto – C/Arte (Av. Guarapari, 464 – Pampulha). Visitas de 9 às 18h, de 2ª a 6ª.

Exposição e lançamento do livro “Camarão Que Dorme” marcam a estreia da Polvilho Edições Colaborativas
“Camarão Que Dorme” é o livro de estreia do poeta Caiotta, primeira publicação da Polvilho Edições Colaborativas que foi lançado no último sábado (25/08), às 15h, no Restaurante Popular Espaço Criativo (Edifício Maleta). O livro reúne poemas que, “costurados como uma autobiografia inventada, compartilham de uma ótica oblíqua e enviesada sobre as percepções e paisagens de um sujeito comum”.
No mesmo local acontece a abertura da exposição das ilustrações da artista Ana Rocha criadas para o livro. São 24 colagens produzidas a partir de recortes de livros e fotografias antigas sobre papel japonês. A exposição fica em cartaz de 25/08 a 08/09, com entrada franca e visitação de 2ª a 6ª, de 10h às 12h e das 14h às 19h, e aos sábados, das 14h às 19h. Endereço: Av. Augusto de Lima, 233/sl. 34. Informações: www.polvilhoedicoes.com e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Exposição “Flores da Serra do Espinhaço”
A Biblioteca Estadual Luiz de Bessa inaugura no próximo dia 04/09 a exposição de aquarelas “Flores da Serra do Espinhaço”, da ilustradora Maria Márcia Franco Gomes. A exposição apresenta espécies nativas dos campos rupestres das áreas mais altas da Serra do Espinhaço e representa a continuidade do trabalho da artista sobre espécies endêmicas daquela região, iniciada em 2002. O público pode conferir as aquarelas até 28/09, na Passarela Cultura da Biblioteca, de 2ª a 6ª, de 8h às 20h, e nos sábados, de 8h às 12. Endereço: Rua da Bahia,1889, 2º Piso.

Editora Miguilim comemora 30 anos com série de eventos gratuitos
A editoria Miguilim preparou uma extensa programação com exposição, palestras, oficinas, narração de histórias e lançamento de livros para comemorar os seus 30 anos. Os eventos acontecem na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade) e têm entrada gratuita. No dia 01/09, às 11h, haverá o lançamento do livro “Kids & Songs: para cantar em inglês”, com apresentação do coral infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores. No dia 04/09, acontece a abertura da exposição “Atrás das páginas”, que mostra os bastidores da produção de um livro. Também estarão expostas pinturas rupestres, consideradas os primeiros registros da escrita, e as etapas do processo de impressão, desde Gutemberg até os equipamentos atuais.
A mostra vai até 24/09. Já no dia 05/09, às 14h, haverá a oficina “A literatura infantojuvenil e a pedagogia do deslumbramento”, com a escritora Joana Cavalcanti, autora do livro “As setes saias da lua”. Voltada para educadores, bibliotecários e contadores de histórias, o objetivo é trabalhar as dimensões da literatura para a infância e juventude, associadas às práticas pedagógicas. Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (31) 3269-1223.

Espetáculo "Abolição"
A comunidade dos Arturos, o Grupo Filhos de Zambi e o Grupo Trama de Teatro convidam para a estreia do espetáculo "Abolição", que traz uma releitura do processo da Abolição da escravatura e suas consequências na sociedade brasileira, através do olhar dos jovens e das tradições culturais de resistência da centenária Comunidade dos Arturos. "Abolição" foi agracidado com o II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, uma realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, em parceria com Fundação Palmares, Ministério da Cultura e Petrobrás.
Dias: 04 e 05 de setembro de 2012
Horário: 19h30
Local: Teatro Marília (Av. Alfredo Balena, 586 - Funcionários)

Sinfônica Pop com João Bosco
Mineiro de Ponte Nova e um dos grandes nomes da música popular brasileira, João Bosco é o convidado da próxima edição da série Sinfônica Pop. Nos dias 06 e 07/09, às 20h30, o cantor e compositor se une à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no Grande Teatro do Palácio das Artes, sob regência de Roberto Tibiriçá. O músico e o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado promovem o belo encontro do popular com o erudito em uma noite repleta de canções que marcaram a carreira do artista. Ingressos: Plateia I, II e Superior: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia-entrada). Informações: (31) 3236-7400 e www.fcs.mg.gov.br

MARIANA
"Eu passarinho" – desenhos de Ângela Costa
O SESI-Mariana também recebe de 02 a 30/09 a exposição “Eu passarinho”, que traz desenhos da artista Ângela Costa. A abertura acontece no dia 01/09, às 20h. Visitas de 9 às 19h, de terça a domingo. Entrada franca. Informações: (31) 3557-1041.

NOVA LIMA
C.A.S.A. estreia Mostra Repertório com Eid Ribeiro
O C.A.S.A (Centro de Artes Suspensa e Armatrux) e o Vivo EnCena estreiam o C.A.S.A. Mostra Repertório com três espetáculos do ator e dramaturgo Eid Ribeiro, um dos mais destacados diretores mineiros, com atuação no teatro desde o início da década de 1960. O público poderá conferir a preços populares (R$5) os premiados espetáculos “No Pirex” (dia 01/09, às 20h), do Grupo de Teatro Armatrux; “John & Joe” (08/09, às 20h), do Grupo Trama de Teatro; e “Antes do Silêncio” (15/09, às 20h), com Rodolfo Vaz e Kelly Crifer. As apresentações serão na sede do C.A.S.A. (Rua Himalaia, 69, Vale do Sol, Nova Lima). Informações: (31) 3517-8282.

OURO PRETO
Galeria de Arte Nello Nuno apresenta exposição “Memória Impressa”
Entre os dias 06 e 29/09, a Galeria de Arte Nello Nuno expõe a coletiva “Memória Impressa”, com obras de artistas que utilizam a técnica de gravuras para apresentar suas lembranças. São eles Carmen Seiler, Cassiano Pereira Nunes, Cláudia Bhurkna, Iole Di Natale, Ivone Beltran, Nelson Maldonado e Silvia Ruiz. A curadoria fica por conta de Cahoni Chufalo. A diversidade dessa mostra atesta as muitas possibilidades permitidas pela gravura. Longe de ser um suporte ultrapassado, é receptáculo ainda válido para receber das mãos do artista aquilo que ele absorve do mundo. A abertura acontece na quinta (06/09), às 20h. A Galeria de Arte Nello Nuno – da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) – funciona de 2ª a 6ª, das 12h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, na rua Alvarenga, 694, bairro Cabeças. A entrada é franca. Informações: (31) 3551-2014.

PARÁ DE MINAS
Cidade oferece extensa programação cultural em seus 153 anos
De 30/08 a 30/09, a cidade programou uma série de atividades para comemorar os seus 153 anos. A 4ª Paraliteratura – Feira de Incentivo à Leitura, que tem como tema “A criança que lê descobre o mundo”, acontece em vários locais da cidade nos dias 30 e 31/08 e 04/09 a 06/09 e vai contar com encontro com escritores e artistas, entre eles Malluh Praxedes, contação de histórias, espetáculos de dança e música e lançamentos de livros, além da exposição “Apontamento”, uma homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós falecido este ano. No sábado (01/09), às 17h, tem o ensaio aberto da Banda de Música Lira Santa Cecília, na Praça Torquato de Almeida, e no domingo, às 10h, o evento Música nos Ares com a Banda de Música Lira Santa Cecília (Rua José Bahia Capanema – Bairro João Paulo II). A programação do aniversário continua com o 4º Parabenjamim – Festival de Palhaços e 12º Festival Mundial de Circo, de 12 a 16/09. Confira toda a programação AQUI.

TIRADENTES

X Feira Mineira de Artesanato
A cidade de Tiradentes recebe, de 06 a 09/09, a 10ª Feira Mineira de Artesanato, que além da comercialização de produtos, vai oferecer oficinas, exposição de orquídeas, programação para crianças e apresentação de danças indígenas. O evento será na Praça de Eventos "Chiquinho do Correio", no centro da cidade. Mais informações: (32) 3373-3824.

UBERLÂNDIA
Workshop sobre arte contemporânea
A cidade recebe entre os dias 12 e 14/09, de 14h às 18h, o workshop gratuito “Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte”, da edição 2011/2013 do programa Rumos Artes Visuais. Dirigido aos profissionais da área, o minicurso será realizado no Museu Universitário de Arte (Muna). O evento colocará em debate os caminhos da arte contemporânea e tem como foco a exposição de temas emblemáticos do cenário artístico atual. Com 60 vagas disponibilizadas, o workshop terá como palestrante o artista plástico e professor brasiliense Matias Monteiro. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. a partir do dia 29/08. Informações: (34)3231-7708, (34) 3231-9121, 

Informações das colunas "PONTO DE CULTURA E ARTE", "EDITAIS" E "AGENDA TEIA MINAS" são gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula (contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) através do Teia Cultural MInas