Especial: Chico Xavier


O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

ChicoXavier


“Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor…”


Chico Xavier é o autor mais lido na América Latina, escreveu mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares, sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz. Eleito O Maior Brasileiro de todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC. Também foi eleito O Mineiro do século XX pela rede Globo. Recentemente quatro filmes sobre Chico Xavier foram lançados, um biográfico e os demais inspirados em sua vida e obra, um conjunto com bilheteria superior a 7 milhões de espectadores no cinema.

Página 1


EDITORIAL
Muitas pessoas se recusam a enxergar a benevolência, simplesmente porque tem uma fonte diferente. O diferenciado sempre foi temido porque a multidão resiste em seus tradicionais costumes e habituados pensamentos.


Compreender o próximo exige caridade, o que ainda, mesmo nessa pequena dimensão somos pouco acostumados a fazer. Seguimos o senso comum, o problema é quando todos estão desassossegados que não podem raciocinar com lucidez, paz e amor. Assim, a maioria bebe da cólera sem mesmo perceber suas convulsões que enclausuram o progresso intelectual.


Faço um convite a você para que possa ler essa edição com o coração aberto e a mente livre. Se por ventura o preconceito lhe sondar, sob todos os aspectos, lembre-se: julgar o desconhecido é atacar sem discernimento. Tenha sabedoria e tranquilidade, perceba que a fé não tem religião, a religião pode ser um caminho para a fé, mas não o único. Ninguém pode aprisionar Deus em um título exclusivo e convencional, ninguém deve considerar sua doutrina superior a de outrem.


Cada um de nós tem um caminho particular e se esse caminho é o que nos eleva contribuindo para a evolução, então essa é a nossa estrada, a nossa direção certa. Não façamos da religião motivo de disputas e discórdias, o bem maior é o que deve ser valorizado. O respeito é a chave da união.


Cordialmente,
Tiago Henrique
www.thvirtual.com

Página 2


RESUMO BIOGRÁFICO
Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.


Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.


Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.


O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior líder espiritual do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo.


Vem recebendo grandes homenagens e honrarias, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier; e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi eleger aquele que fez mais pela nação e que se destacou pelo seu legado à sociedade.


Página 3


FRASES DE CHICO XAVIER
Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.


Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência.


A felicidade não entra em portas trancadas.


Deixe algum sinal de alegria por onde passe.


Valoriza os amigos. Respeita os adversários.


A desilusão de agora será benção depois.


Ninguém é bom por acaso; a virtude deve ser bem aprendida.


Tudo o que é seu encontrará uma maneira de chegar até você.


Isso também passa.


Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser.


Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
 
Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precisas.


Se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas.


Lembra-te de que falando ou silenciando, sempre é possível fazer algum bem.


Eu nem sempre posso falar aquilo que penso, mas o que não posso falar é exatamente aquilo que eu não devo dizer.


Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo.


Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.


O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem à você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas.


E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre.


Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar. Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás.
 
Nenhuma atividade no bem é insignificante… As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes.
 
Planejar a infelicidade dos outros é causar com as próprias mãos um abismo para si mesmo.


Creio que a importância do Evangelho de Jesus em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação da nossa vida física.


A PRIMEIRA OBRA
Em 1932, foi publicado o Parnaso de Além-Túmulo, uma coletânea de poesias de Chico Xavier que obteve grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública brasileira causando admiração entre os literatos do país, que em geral se impressionaram positivamente com o livro.


Página 4


UM POEMA DE CHICO XAVIER

Três verbos existem que, bem conjugados,
Serão lâmpadas luminosas em nosso caminho:
Aprender, Servir e Cooperar.


Três atitudes exigem muita atenção:
Analisar, Reprovar e Reclamar.


De três normas de conduta jamais nos arrependeremos: 
Auxiliar com a intenção do bem,
Silenciar e Pronunciar frases de bondade e estímulo.


Três diretrizes manter-nos-ão,
Invariavelmente, em rumo certo:
Ajudar sem distinção,
Esquecer todo mal e Trabalhar sempre.


Três posições devemos evitar em todas as circunstâncias:
Maldizer, Condenar e Destruir.


Possuímos três valores que, depois de perdidos,
Jamais serão recuperados:
A hora que passa, A oportunidade e A palavra falada.


Três programas sublimes se desdobram à nossa frente,
Revelando-nos a glória da Vida Superior:
Amor, Humildade e Bom ânimo.


Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, 
A seguir sempre três abençoadas regras de salvação:
Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas,
Amparar-nos mutuamente, Amar-nos uns aos outros.

Página 5


FALECIMENTO
Chico Xavier morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardiorrespiratória, no dia 30 de junho do ano de 2002. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, o médium dizia que iria “desencarnar” em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes e em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol daquele ano, no dia de seu falecimento, Chico morreu cerca de nove horas depois da partida Brasil x Alemanha.


O então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, emitiu nota sobre a morte do médium: “Grande líder espiritual e figura querida e admirada pelo Brasil inteiro, Chico Xavier deixou sua marca no coração de todos os brasileiros, que ao longo de décadas aprenderam a respeitar seu permanente compromisso com o bem estar do próximo”. O então governador de Minas Gerais, Itamar Franco, decretou luto oficial de três dias no Estado e declarou: “Chico Xavier expressava em sua face uma imensa bondade, reflexo de sua alma iluminada, que transparecia, particularmente, em sua dedicação aos pobres, imagem que vou guardar para sempre, com muito carinho”.


Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, 120.000 pessoas compareceram ao velório do médium, que aconteceu em Uberaba nos dias 01 e 02 de Julho. Em um caminhão do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo do médium percorreu 5 km até chegar ao Cemitério São João Batista (também em Uberaba) e mais de 30 mil pessoas acompanharam o cortejo a pé. Quando o caixão chegou ao cemitério, foi recebido com uma chuva de pétalas de 3 mil rosas lançadas em profusão de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. Os centros espíritas fundados por Chico Xavier, continuam funcionando e realizando muitas assistências de caridade.


Página 6


BIBLIOGRAFIA
Wikipedia, Pensador.info, Tv Globo, Sbt.

ASSINATURA

Arquivos